sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Uma noticia Alvissareira

O lançamento de uma espaçonave ( seria mesmo?), ocorrido há tempos atrás , na Rússia , que ainda irá revolucionar a tecnologia na construção de veículos espaciais .

Melhor será rogando permissão , transcrever abaixo a matéria publicada pela revista "Isto É " , N0- 1863, de 29 de junho de 2005, que nos proporciona, por completo, qual propósito move o sonho acalentado pelos cientistas envolvidos no projéto. " Veleiro Cósmico - O projéto era romântico: Uma nave movida pelo vento do sól , capaz de vagar pelo universo sem reabastecer. Protótipo dos futuros veículos interplanetários , o Cósmos I tinha 50 kg , 8 painéis em formato de velas e foi idealizado pela Sociedade Planetária , que teve entre seus fundadores o escritor Carl Sagan.

O projeto de U$ 4 MILHÕES foi bancado por varias ONGs, pelo pelo centro Espacial lavochkin , de Moscou, e enviado ao espaço por um foguete Rússo. Mas após algum tempo, autoridades da Rússia eram um luto só : depois de muinto relutar , enfim anunciaram que o veleiro solar perdeu-se na imensidão do espaço e numca mais conseguiram algum contato?

Opinião: cá pra nós será que os ETs , não pegaram este trambôlho p'ra fazer um ventilador de této ? rsrsrsr

Ilustração do veleiro solar Cosmos 1, lançado em 2005 pela Sociedade Planetária e perdido por falha do foguete

Arquivo da Isto É:

Veleiro cósmico
O projeto era romântico: uma nave movida pelo vento do Sol, capaz de vagar pelo Universo sem reabastecer. Protótipo dos futuros veículos interplanetários, o Cosmos-1 tinha 50 quilos, oito painéis em formato de vela e foi idealizado pela Sociedade Planetária, que teve entre seus fundadores o escritor Carl Sagan. O projeto de US$ 4 milhões foi bancado por várias ONGs, pelo centro espacial Lavochkin, de Moscou, e enviado ao espaço por um foguete russo. Na semana passada, as autoridades da Rússia eram um luto só: depois de muito relutar, enfim anunciaram que o veleiro solar perdeu contato com a Terra.

Nenhum comentário: