sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Após 37 anos, Irlanda revela documentos oficiais sobre UFOs



Texto de Alison Healy, do IrishTimes.
Tradução de Paulo Santos, Consultor da Revista UFO.

Se os americanos podem ter os seus arquivos x, então os irlandeses também podem! Depois de passar 37 anos adormecido em segredo, um dossiê das forças armadas da Irlanda falando sobre UFOs foi finalmente trazido à luz e liberado para o grande público.



Mas aqueles que esperam algum tipo de confirmação para a existência de homenzinhos verdes ficarão desapontados. A afirmação mais extraordinária contida nestes arquivos continua no campo dos discos voadores: Objetos em forma de frigideira com luzes coloridas piscando. Os registros mais antigos são de 1947.

Os documentos obtidos pelo IrishTimes através da lei de liberdade de informação, incluem também recortes de jornais falando de avistamentos, memorandos secretos e outras correspondências.

Há pouco tempo atrás as autoridades francesas e britânicas liberaram para o grande público documentos falando sobre avistamentos de UFOs. Já na Irlanda, o porta-voz do departamento de defesa afirmou que desde 1984 o Dossiê UFO não é mais guardado pelas forças armadas.

Entre os relatos revelados, está um anteriormente noticiado pelo IrishTimes e ocorrido em Boherlahan, próximo de Cashel, em 1984. O objeto era “marrom, tinha o formato de uma frigideira e possuía uma estranha protuberância na parte de cima”, informou o adolescente Conor Dwyer ao periódico na época. Uma outra testemunha, um garoto de 10 anos de idade, disse que o objeto fazia ruído de serra elétrica e que as luzes brilhantes o deixaram deslumbrado.

Descrito num memorando secreto encontrado em meio aos documentos está o relato de um objeto voador sobre o pântano de Donegal em maio deste mesmo ano. Um policial fora de serviço e um fazendeiro estavam cortando grama num terreno próximo a Falcarragh quando ouviram um ruído estranho. O policial olhou para cima e viu um objeto cinza passar rapidamente sobre a sua cabeça. Tinha a forma de ferro de passar roupas e possuía pequenas asas na traseira.

Este mesmo documento acrescenta que o policial ficou muito relutante em falar sobre o que aconteceu mas acabou concordando após receber garantias de que a sua identidade não seria revelada. O caso foi abordado um mês depois por uma revista de Phoenix que especulou se o objeto visto não poderia ser, na verdade, um míssil teleguiado lançado do mar.

Os registros mais antigos encontrados nestes arquivos datam de 1947. Um fazendeiro e um comerciante de Cahirciveen disseram à policia que viram surpreendente objeto circular “mais rápido que um carro motorizado” passar no céu. “Ele era achatado e grande como uma roda ou um prato largo... As bordas eram brancas e havia um buraco no centro dele”.

Dois meses depois o jornal Cork Examiner noticiou que dois padres viram separadamente, numa mesma tarde, uma espécie de “foguete” voando no céu. Mas o superintendente de polícia, por outro lado, afirmou que ficaria satisfeito se o relato fosse, na realidade, somente uma estrela cadente: “O pessoal da imprensa lá de Killarney gosta de seguir as tendências para se manter atualizado, e agora que começou esta moda de discos voadores, eles também querem colocá-los nas notícias. Especialmente quando conseguem ganhar algum dinheiro com isso”.

Nenhum comentário: